Crise e concorrência mais barata fazem Starbucks reduzir os preços na China
País é o segundo maior mercado da rede de cafeterias, atrás apenas dos EUA. Os consumidores chineses, no entanto, têm sido mais cautelosos em relação aos ...

País é o segundo maior mercado da rede de cafeterias, atrás apenas dos EUA. Os consumidores chineses, no entanto, têm sido mais cautelosos em relação aos gastos, devido à desaceleração da economia e a preocupações com a estabilidade no emprego. Funcionários trabalham em loja da Starbucks em Xangai, na China. Reuters A Starbucks anunciou nesta semana a redução dos preços de algumas de suas bebidas geladas na China, com queda média de 5 iuanes (US$ 0,70), em um cenário de concorrência mais acirrada e de consumidores cada vez mais cautelosos com os gastos. Em uma publicação na rede social Weixin, a rede de cafeterias norte-americana disse que passaria a oferecer preços mais "acessíveis" em dezenas de suas bebidas a partir desta terça-feira (10), incluindo o frappuccino e bebidas sem café. Embora a China seja o segundo maior público da Starbucks depois dos Estados Unidos, o mercado de café é bastante competitivo. Além disso, os consumidores chineses têm sido mais cautelosos em relação aos gastos, diante da desaceleração da economia e da preocupação dos chineses com a estabilidade no emprego. Fortuna de Elon Musk despenca US$ 26,6 bilhões com perdas na Tesla após briga com Trump Nvidia desbanca a Microsoft e se torna a empresa mais valiosa do mundo; veja lista Tarifas de 50% sobre aço e alumínio entram em vigor nos EUA; Brasil é afetado Novos preços e concorrência A nova estratégia da Starbucks pode reduzir o preço de algumas de suas bebidas para até 23 iuanes, segundo a publicação da empresa. Rivais chinesas como Luckin Coffee e Cotti chegam a cobrar pelas suas bebidas preços mínimos de 9,9 ou mesmo 8,8 iuanes, enquanto as empresas de grande porte JD.com e Alibaba Group entram no mercado de entrega de alimentos, acirrando a concorrência. Com ofertas e cupons, os consumidores de café chineses podem comprar uma bebida por apenas 2,9 iuanes. Uma fonte próxima às operações da Starbucks disse que a empresa não estava reduzindo os preços em resposta à intensa competição de preços, mas procurando atrair mais clientes. "A Starbucks provavelmente tem uma estratégia de longo prazo, que é focar na demanda por itens que não sejam à base de café no período da tarde entre os consumidores", disse a fonte. A Starbucks havia dito anteriormente que não se envolveria em uma guerra de preços, mas passou a oferecer bebidas de tamanhos menores e emitir cupons de desconto para os clientes. A gigante norte-americana também tem buscado reanimar seus negócios na China por meio da venda de participações. Starbucks vai fechar? Entenda crise da marca no Brasil