O que o empreendedor precisa fazer para sua empresa crescer? Franciny Ehlke dá dicas
Influenciadora começou na internet aos 15 anos, e tem se reinventado desde então. Em entrevista ao podcast Educação Financeira, ela conta como lançou sua p...

Influenciadora começou na internet aos 15 anos, e tem se reinventado desde então. Em entrevista ao podcast Educação Financeira, ela conta como lançou sua própria marca de maquiagens, a Fran. Franciny Ehlke Gabriel Bertoncel e André Nicolau Franciny Ehlke é uma das maiores influenciadoras digitais do país, com quase 40 milhões de seguidores em suas redes sociais. Seu sucesso é resultado de uma longa trajetória na internet: ela começou aos 15 anos, e desde então tem se reinventado em formatos, conteúdos e plataformas. Hoje, aos 26 anos, ela também se destaca como empresária. Sua experiência e sucesso com milhares de vídeos sobre maquiagem e beleza a levaram a criar sua própria marca de maquiagens, a Fran, lançada em outubro de 2021. Apesar da trajetória como influenciadora, Franciny sentia a necessidade de construir algo de longo prazo para sua carreira, que lhe permitisse deixar um legado e ter uma vida financeira tranquila por muitos anos. Passou um ano e meio estudando, buscando parcerias estratégicas, desenvolvendo os produtos e o marketing por trás da marca. Após o lançamento, entendeu que esse processo é necessário não apenas para tirar um sonho do papel, mas também para fazer a empresa crescer. Em entrevista ao último episódio da nova temporada do podcast Educação Financeira, que aborda lições de histórias de empreendedores de sucesso, Franciny fala sobre como tem feito sua empresa crescer de forma sustentável e dá dicas para outros empreendedores. Veja a entrevista na íntegra ou outros cortes do episódio mais abaixo: Franciny Ehlke dá dicas do que o empreendedor precisa fazer para sua empresa crescer Como foi tirar a marca do papel O que saber para seguir lançando novidades Como construir o feeling necessário para fazer apostas certeiras Dicas para melhorar as finanças da marca e atrair investidores Como foi tirar a marca do papel Vontade de investir em um negócio a longo prazo motivou Franciny Ehlke a lançar sua própria marca Franciny afirma que, mesmo após vários anos na internet, demorou para começar a fazer um volume alto de publicidades para marcas. Essa experiência aumentou sua preocupação com o futuro financeiro. Ela conta que passou a receber mais trabalhos em 2019 e 2020, período em que conseguiu juntar uma boa quantia de dinheiro e alcançar conquistas desejadas, mas sempre se questionava sobre a duração desse bom momento. A incerteza a motivou a construir um neócio duradouro. Essa percepção, aliada aos constantes comentários de seu público sugerindo que ela deveria ter uma linha de maquiagens, a motivaram a investir na ideia. O primeiro passo foi estudar intensamente o mercado. Franciny buscou amigas e colegas de profissão que trabalhavam na área de beleza para obter dicas e contatos de fabricantes de cosméticos. Ela passou a visitar fábricas e estudar a parte técnica dos produtos. Naquele momento, ela entendeu que precisaria de ajuda. Então, procurou uma sócia-investidora que também pudesse apoiá-la na parte administrativa e burocrática do negócio. Essa decisão foi tomada porque ela percebeu que "poderia se tornar uma empresária, mas não poderia deixar de ser uma influenciadora". Além disso, queria "zelar pela sua reputação" e buscou profissionais qualificados para garantir que seus produtos fossem bons e agradassem o público. Todo esse processo durou um ano. Os seis meses seguintes foram dedicados à fabricação dos primeiros produtos da marca. Franciny adotou uma estratégia para o lançamento: sabia que, para permanecer "na boca do povo" em tempos de redes sociais e assuntos que viralizam e desaparecem rapidamente, precisava de produtos que se complementassem entre si. Então, optou por lançar toda uma linha dos itens mais essenciais de maquiagem de uma só vez. Dessa forma, quem fosse testar e mostrar suas reações na internet (prática comum no universo de beleza) não precisaria utilizar produtos de outras marcas para completar a maquiagem. Ela conta que a estratégia fez com que os produtos ficassem várias semanas em alta nas redes, gerando compras nos meses seguintes. Franciny Ehlke fala sobre o processo de tirar sua marca de maquiagens Fran do papel Voltar ao início O que saber para seguir lançando novidades Franciny Ehlke conta como é o processo de lançamento de novos produtos Todos os primeiros lançamentos da marca Fran vieram com uma identidade visual preta e branca, com o logo da marca. Houve uma exceção: um gloss com efeito de aumentar os lábios, que estava no auge em 2021. A embalagem era vermelha, fazendo referência ao efeito de "pimenta" que aumentava a boca. Franciny comenta que, desde as primeiras semanas da marca, percebeu que o produto de maior sucesso era o gloss — e observar o comportamento dos consumidores foi determinante para os produtos que seriam elaborados posteriormente. Perceber o que os clientes mais gostaram levou a empresária a lançar outras versões do gloss, com cores e sabores diferentes. Vários deles chegaram em formato de edição especial, o que gera um sentimento de escassez e leva a uma busca rápida pelos produtos. Além de estimular o crescimento da marca com base no que percebeu que os clientes gostavam, Franciny também continuou seus estudos sobre tendências de mercado. A influenciadora considera que o segredo para o sucesso nos lançamentos de novos produtos e serviços para qualquer empreendedor é estudar seu público-alvo e estar muito atento ao que as pessoas estão dizendo. "Eu me preocupo muito com a minha relação com o público", diz Franciny. "Estou sempre preocupada em ter o mínimo possível de reclamações no Reclame Aqui. Ou se tiver, que o saque já entre em contato." Ela afirma que problemas podem acontecer, mas devem ser resolvidos com agilidade e respeito ao consumidor, pois é importante que o cliente tenha a visão mais positiva possível sobre a empresa e o empreendedor por trás dela. "(É importante) principalmente escutar, para que eles sintam que estão fazendo parte do crescimento da marca, para eles verem que eu escutei eles nessas ideias, nessas sugestões. Eu acredito que é essencial , porque, afinal, são eles que estão comprando". Franciny ainda reforça que "uma marca não se sustenta se não tiver recompra", então entender o que o público gosta e deseja, além do que o próprio empreendedor gosta, é essencial para o crescimento da empresa. Relação com os clientes é essencial para garantir recompra e sustentabilidade da marca Voltar ao início Como construir o 'feeling' necessário para fazer apostas certeiras Franciny Ehlke fala sobre como construir o ‘feeling’ para investir em avanços na marca Para que um empreendedor inove seu portfólio de produtos ou busque novos espaços e equipamentos para melhorar seus serviços, é necessário investir dinheiro, tempo e esforço. Quando essas apostas dão certo, a sustentabilidade da operação da empresa aumenta. Franciny avalia que, ao empreender, o profissional desenvolve um "feeling" (intuição, na tradução) sobre quais apostas podem funcionar melhor que outras. A influenciadora elenca alguns fatores que podem ajudar: Ter uma conversa ativa com os clientes, ouvindo suas percepções e desejos constantemente; Pesquisar as tendências do mercado de atuação pensando no longo prazo; Analisar com cuidado a performance de cada produto ou serviço que é oferecido pelo empreendedor; Estudar muito a área de atuação da empresa. Além disso, Franciny destaca outro ponto, "porque só feeling não faz a marca": contratar mais funcionários para a empresa quando houver recursos financeiros suficientes. Ela conta que todas as contratações foram feitas priorizando o que era mais estratégico para a marca em cada momento. No lançamento, por exemplo, o marketing foi a grande aposta. Depois, conforme o leque de produtos aumentou, sentiu a necessidade de contratar pessoas da área de química. "Por mais que eu entenda muito de maquiagem e saiba muito bem a performance, eu não consigo entender muito bem porque esse produto não pigmentou tanto quanto outro", explica. "Eu acredito muto que delegar tarefas e pegar pessoas (em posições) importantes faz muita diferença para a empresa crescer". Voltar ao início Dicas para melhorar as finanças da marca e atrair investidores Franciny Ehlke fala sobre como organiza as finanças da marca Fran Franciny reuniu, no episódio, algumas dicas sobre a organização financeira e formas de buscar um investidor para uma empresa, baseadas em suas experiência empreendendo: Construa sua reserva: antes de pensar em lucros ou grandes investimentos, é essencial guardar uma parte do dinheiro para imprevistos, tanto para a vida pessoal, quanto para a empresa, pois isso garante mais tranquilidade de apostar em coisas novas. Reinvista o lucro: em uma empresa nova e em fase de crescimento, boa parte do lucro deve ser reinvestido para expandir os negócios, para criar novos produtos, melhorar fornecedores e aumentar a produção. Diversifique os investimentos: apesar da importância de reinvestir, nem tudo deve Também vale colocar um pouco em outros investimentos que possam render e entregar retornos enquanto os lucros são reinvestidos. A Franciny gosta do mercado de ações. Não tenha pressa: hoje em dia, com a ascensão de jovens nas redes, muita gente acha que tudo acontece do dia pra noite. Mas, segundo ela, o crescimento sólido exige paciência e consistência. Escolha investidores pensando que é um casamento: então é essencial estudar bem o histórico da pessoa, entender como ela pensa, e ver se há alinhamento de visão. Conviver um pouco e observar a forma de agir e pensar da pessoa antes de fechar negócio também pode fazer diferença. Estratégia pode pesar mais que o valor investidor: não é o investidor mais rico que vai transformar o seu negócio, mas sim aquele que compartilha da estratégia certa para impulsionar o crescimento. Mostre seus resultados: não é necessário ter captado milhões para atrair um bom investidor. O importante é mostrar o que você já conseguiu conquistar com poucos recursos, a partir do zero. Isso é o que realmente demonstra o potencial do seu negócio. Franciny Ehlke dá dicas de como atrair um investidor para o seu negócio Voltar ao início